APRENDIZADO HÍBRIDO

 

     BLENDED LEARNING NA ERA DIGITAL

            
Fonte:  https://www.valedosulicio.com.br/noticias/noticia/blended-learning-versus-ensino-hibrido

              

        Os tempos mudaram e com ele veio surgindo novas modalidades no ensino aprendizado, uma dessas modalidade é a forma hibrida de ensinar, podemos ver essa combinação de práticas pedagógicas no ensino presencial e o ensino a distância na forma de ensino “Blended lended” (híbrido), as metodologias ativas de ensino e aprendizagem — como ensino por pares, sala de aula invertida e procedimentos baseados em gamificação — são estratégias inovadoras e revolucionárias que vêm influenciando o ensino. Devemos objetivar o aprendizado dos alunos como um ponto chave tomando cuidados que possam garantir ao educando uma aprendizagem de fácil assimilação em todos os âmbitos de ensino, a implantação de um modelo híbrido exige uma preparação para o recebimento desse modelo de ensino, devemos lembrar que, as atividades presenciais e a distância precisam de uma mudança de estratégia e muitas vezes os educadores não desejam sair da sua área de conforto, as atividades devem ser mais elaboradas. A utilização das plataformas online constitui inovação que proporciona mudanças no aprender ensinar que, difere do ensino regular cotidiano apresentado no âmbito educacional.

             Com o avanço tecnológico é imprescindível discutir inovação na educação sem contemplar as tecnologias nas mais diversificadas modalidades que são postas no universo do ensino e aprendizagem, uma vez que é visível a necessidade de agregarmos aos métodos tradicionais de ensino e atermos ao novo, que muitas vezes já vivenciados no dia a dia dos estudantes.

     Esses processo é eficaz pois quando educando e educador estão em locais diferenciados geograficamente eles conseguem se conectar e se ajudar, sempre que necessário; o aproveitamento pela flexibilidade de horário  ajuda  no aproveitamento assim os conteúdos poderão   sofrer algumas  alterações  no conteúdo, sem prejudicar  o aprendizado.

            Contudo podemos ver algumas vantagens no recurso de ensino híbrido como:

•          Dinâmicas coletivas mais desenvolvidas;

•          Todas as turmas formadas poderão terminar o curso ou a dinâmica no mesmo tempo;

•          Melhor assimilações de entendimento pelos alunos;

•          Inter-relação entre professor – alunos;

         O tempo moderno chegou trazendo consigo mudanças marcadas pelo avanço das inovações tecnológicas fortemente transformadoras de uma sociedade e mídia conectada, uma sociedade  transformada e aberta  ao novo onde o tempo traz consigo  um ambiente virtuais, canais de comunicação e diferentes formas de acessar o conhecimento, Com isso podemos acessar o conhecimento  de várias formas  desde uma televisão com acesso a internet, celulares e jogos de última geração, filmes em 3 dimensões a inovações acontece numa velocidade inimaginável que não seria possível a tempos atrás.

          Nesse sentido, a era digital já se encontra integrada as rotinas de uma parte da sociedade em seu dia a dia, quando se fala da sociedade e é impossível pensar na realização de atividades pessoais, profissionais culturais sem considerar tais recursos. Assim, de que forma a cultura digital influencia na educação, e no cotidiano das empresas?   Você consegue se vê hoje sem a tecnologia ela está presente em tudo que vamos realizar.

          Podemos utilizar a tecnologia digital para ajudar crianças e adolescentes na superação de suas dificuldades. Como em qual quer área devemos acompanhar constantemente as evoluções e, além de saber como lidar com crianças e adolescentes que nascem imersas nessa realidade digital.   A cultura digital pode ser utilizada nas escolas, nas empresas por esse motivo devemos ficar atento para vermos de que forma essa inovação tecnológica está fazendo na nossa comunidade. Fazer uso competente significa conhecer com propriedade, aglutinar os conhecimentos específicos e ser capaz de mobilizar os conhecimentos para ações assertivas em determinadas situações. Não podemos deixar de mencionar a tecnologia digitais da comunicação e informações podem potencializar os resultados de aprendizagem e ainda outras situações que podem surgir cotidianamente. As empresas visando uma relação de qualidade e rendimento e humanização as pessoas especiais como também podem ser utilizadas na área da educação os recursos digitais foi por meio da popularização do acesso à internet que foi surgindo ferramentas nuns novos sistemas de comunicação e informação surgindo assim uma verdadeira rede.

Referências Bibliográficas

Blended learning: tudo o que você precisa saber  https://blog.lyceum.com.br/blended-learning-tudo-o-que-voce-precisa-saber 

Ensino Híbrido e abordagem de apprendizagem  http://professus21.com.br/ensino-hibrido-abordagem-de-aprendizagem-centrada-no-aluno

LEVY, P. A conexão planetária: o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2009, p.43.

____________________ Cibercultura, São Paulo; Ed. 34, 1999.

____________________ A inteligência coletiva: por A inteligência coletiva uma antropologia do ciberespaço. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 1998.

Resumo das novas tecnologias citado no site;  https://brainly.com.br/tarefa/22714106

Comentários

  1. Conteúdo de grande relevância. Muito bom 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Silvana, excelente conteúdo !👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas abordagens que são bem pertinentes para o momento atual da educação 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Assunto muito pertinente para os nossos dias. Parabéns pelo artigo!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente conteúdo e informações mestra. show!! : )

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Silvana. Muito bem explicado o conteúdo. Gostei muito da abordagem. Sucesso

    ResponderExcluir

Postar um comentário