APRENDIZADO HÍBRIDO
BLENDED LEARNING NA ERA DIGITAL
Os tempos mudaram e com ele veio
surgindo novas modalidades no ensino aprendizado, uma dessas modalidade é a
forma hibrida de ensinar, podemos ver essa combinação de práticas pedagógicas
no ensino presencial e o ensino a distância na forma de ensino “Blended lended”
(híbrido), as metodologias ativas de ensino e aprendizagem — como ensino por
pares, sala de aula invertida e procedimentos baseados em gamificação — são
estratégias inovadoras e revolucionárias que vêm influenciando o ensino.
Devemos objetivar o aprendizado dos alunos como um ponto chave tomando cuidados
que possam garantir ao educando uma aprendizagem de fácil assimilação em todos os
âmbitos de ensino, a implantação de um modelo híbrido exige uma preparação
para o recebimento desse modelo de ensino, devemos lembrar que, as atividades presenciais
e a distância precisam de uma mudança de estratégia e muitas vezes os
educadores não desejam sair da sua área de conforto, as atividades devem ser
mais elaboradas. A utilização das plataformas online constitui inovação que
proporciona mudanças no aprender ensinar que, difere do ensino regular
cotidiano apresentado no âmbito educacional.
Com o avanço tecnológico é imprescindível discutir inovação na educação
sem contemplar as tecnologias nas mais diversificadas modalidades que são postas
no universo do ensino e aprendizagem, uma vez que é visível a necessidade de
agregarmos aos métodos tradicionais de ensino e atermos ao novo, que muitas
vezes já vivenciados no dia a dia dos estudantes.
Esses processo é eficaz pois quando educando e educador estão em
locais diferenciados geograficamente eles conseguem se conectar e se ajudar, sempre que necessário; o aproveitamento pela flexibilidade de horário
ajuda no aproveitamento assim os conteúdos poderão sofrer
algumas alterações no conteúdo, sem prejudicar o aprendizado.
Contudo podemos ver algumas vantagens no
recurso de ensino híbrido como:
•
Dinâmicas coletivas mais desenvolvidas;
• Todas
as turmas formadas poderão terminar o curso ou a dinâmica no mesmo tempo;
•
Melhor assimilações de entendimento pelos alunos;
•
Inter-relação entre professor – alunos;
O tempo moderno chegou trazendo consigo mudanças marcadas pelo avanço das
inovações tecnológicas fortemente transformadoras de uma sociedade e mídia
conectada, uma sociedade transformada e aberta ao novo onde o tempo
traz consigo um ambiente virtuais, canais de comunicação e diferentes
formas de acessar o conhecimento, Com isso podemos acessar o conhecimento
de várias formas desde uma televisão com acesso a internet, celulares e
jogos de última geração, filmes em 3 dimensões a inovações acontece numa
velocidade inimaginável que não seria possível a tempos atrás.
Nesse sentido, a era digital já se
encontra integrada as rotinas de uma parte da sociedade em seu dia a dia,
quando se fala da sociedade e é impossível pensar na realização de atividades
pessoais, profissionais culturais sem considerar tais recursos. Assim, de que
forma a cultura digital influencia na educação, e no cotidiano das
empresas? Você consegue se vê hoje sem a tecnologia ela está
presente em tudo que vamos realizar.
Podemos utilizar a tecnologia digital para ajudar crianças e adolescentes na
superação de suas dificuldades. Como em qual quer área devemos acompanhar
constantemente as evoluções e, além de saber como lidar com crianças e
adolescentes que nascem imersas nessa realidade digital. A cultura
digital pode ser utilizada nas escolas, nas empresas por esse motivo devemos
ficar atento para vermos de que forma essa inovação tecnológica está fazendo na
nossa comunidade. Fazer uso competente significa conhecer com propriedade,
aglutinar os conhecimentos específicos e ser capaz de mobilizar os
conhecimentos para ações assertivas em determinadas situações. Não podemos
deixar de mencionar a tecnologia digitais da comunicação e informações podem
potencializar os resultados de aprendizagem e ainda outras situações que podem
surgir cotidianamente. As empresas visando uma relação de qualidade e rendimento
e humanização as pessoas especiais como também podem ser utilizadas na área da
educação os recursos digitais foi por meio da popularização do acesso à
internet que foi surgindo ferramentas nuns novos sistemas de comunicação e
informação surgindo assim uma verdadeira rede.
Referências Bibliográficas
Blended learning: tudo o que você precisa saber https://blog.lyceum.com.br/blended-learning-tudo-o-que-voce-precisa-saber
Ensino Híbrido e abordagem de apprendizagem http://professus21.com.br/ensino-hibrido-abordagem-de-aprendizagem-centrada-no-aluno
LEVY, P. A conexão planetária: o ciberespaço, a consciência. São
Paulo: Editora 34, 2009, p.43.
____________________ Cibercultura, São Paulo; Ed. 34, 1999.
____________________ A inteligência coletiva: por A inteligência coletiva uma
antropologia do ciberespaço. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola,
1998.
Resumo das novas tecnologias citado no site; https://brainly.com.br/tarefa/22714106
Conteúdo de grande relevância. Muito bom 👏👏👏👏
ResponderExcluirObrigada minha linda!
ExcluirParabéns Silvana, excelente conteúdo !👏👏👏
ResponderExcluirobrigada!!!
ExcluirParabéns pelo exelente conteúdo... Gostei muito!
ExcluirObrigada 😊!
ExcluirParabéns pelas abordagens que são bem pertinentes para o momento atual da educação 👏👏👏👏
ResponderExcluirMuito obrigada ☺️.
ExcluirAssunto muito pertinente para os nossos dias. Parabéns pelo artigo!!
ResponderExcluirExcelente conteúdo e informações mestra. show!! : )
ResponderExcluirobrigada meu querido.
ExcluirParabéns Silvana. Muito bem explicado o conteúdo. Gostei muito da abordagem. Sucesso
ResponderExcluirObrigada minha linda.
ExcluirParabéns, amada mestranda Silvana
ResponderExcluirObrigada, professora pelo carinho ❣️.
Excluir